UFPB premia 12 inovações gastronômicas e eleva em quase 40% os registros de patentes entre 2017 e 2018

ufpb premia 12 inovacoes gastronomicas e eleva em quase 40 os registros de patentes entre 2017 e 2018 - UFPB premia 12 inovações gastronômicas e eleva em quase 40% os registros de patentes entre 2017 e 2018

O Prêmio de Inovação Tecnológica Professor Delby Fernandes, concedido para pesquisadores inovadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), teve edição especial no dia 14 de maio, realizada no Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA), no campus III, em Bananeiras.

Esta foi a primeira cerimônia do evento sediada em Bananeiras. Na ocasião, foram premiados 12 inventores da área de Tecnologias de Alimentos. Eles já patentearam suas criações. A V Edição do Prêmio de Inovação Tecnológica Professor Delby Fernandes será realizada em novembro.

Entre os produtos vencedores, estão “Massa alimentícia mista com substituição parcial da farinha de trigo por farinha de semente de jaca”; “Processo de produção de empanado de tilápia com farinha da casca do maracujá” e “Bebida fermentada alcoólica de mangaba”.

A cerimônia, assim como outras palestras e cursos realizados pela Inova, contribui para a interiorização da cultura de patentes na UFPB. Petrônio Filgueiras, diretor da Inova, afirma que a agência também se empenha para levar o que é produzido para o mercado.

Em 2017, foram 66 patentes registradas pela UFPB, número que subiu significativamente, em torno de 40%, para 92 registros em 2018, nas diversas áreas de pesquisa e inovação, o que colocou a instituição em 4º lugar no depósito de patentes no país.

 

 

Ascom-UFPB

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: