Maranhão defende prioridade na educação e é contra cortes de verbas nas universidades

maranhao defende prioridade na educacao e e contra cortes de verbas nas universidades - Maranhão defende prioridade na educação e é contra cortes de verbas nas universidades

Em Brasília, o senador José Maranhão (MDB) tem defendido, nos debates e votações no plenário do Senado, temas de interesse da sociedade brasileira, especialmente dos paraibanos. Maranhão tem se posicionado a favor da educação como prioridade para tirar o Brasil do atraso histórico. Ele acha que um povo sem conhecimento, sem educação, é um povo fadado a continuar vivendo no subdesenvolvimento. Por isso, o senador é contra os cortes anunciados pelo Governo na educação, especialmente no ensino superior.

Tais cortes, que o governo chama de contingenciamento, afetam diretamente todas as universidades federais do país, dentre as quais estão a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e o Instituto Federal da Paraíba (IFPB), instituições que desenvolvem ensino, pesquisa e extensão para beneficiar mais de 4 milhões de paraibanos inseridos em meio a mais de 210 milhões de brasileiros.

Segundo ele, as instituições de ensino superior são um patrimônio do povo brasileiro e precisam ter seus orçamentos reforçados, em vez de reduzidos. Maranhão sempre apoiou a luta de professores e estudantes universitários pelo ensino público, gratuito e de qualidade- com ampliação número de vagas nas universidades e institutos federais.

Tanto é que foi um dos entusiastas da criação da Universidade Federal de Campina Grande (fundada a partir do desmembramento da UFPB) por meio pela Lei nº. 10.419 de 9 de abril de 2002. Na época, Maranhão era governador da Paraíba e esteve ao lado da bancada federal da Paraíba no Congresso Nacional, na luta por mais uma universidade pública para o Estado.

“A minha luta continua no Senado Federal até janeiro de 2023, Até lá, permanecerei firme na defesa dos interesses da Paraíba e dos paraibanos e votando os projetos que interessam diretamente ao povo brasileiro”, comentou o senador emedebista da Paraíba em uma rede social.

 

 

Foto: Agência Senado

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: