França deverá ter em breve programa nacional de identificação por reconhecimento facial

franca devera ter em breve programa nacional de identificacao por reconhecimento facial - França deverá ter em breve programa nacional de identificação por reconhecimento facial

A França parece estar pronta para se tornar no primeiro país europeu a usar a tecnologia de reconhecimento facial para dar aos cidadãos uma identidade digital segura.

Mas será que a população terá uma palavra a dizer?

Alicem – O reconhecimento facial de todos

O governo de Macron tem planos para lançar já em novembro um programa de identificação por reconhecimento facial. O argumento é que se pretende atingir um Estado mais eficiente. Assim, o programa está a ser apelidado de Alicem, e funcionará essencialmente através de uma app para smartphone.

Segundo o Bloomberg, está a ser criada já uma app para Android, para criar a tal identidade digital segura.

iPhone X faceID 1 720x405 - França deverá ter em breve programa nacional de identificação por reconhecimento facial

Na app será introduzida a foto do cartão de identidade do utilizador e um vídeo do seu rosto. Este vídeo terá como finalidade captar além do seu rosto, as suas expressões faciais e os vários ângulos do rosto.

Reconhecimento facial contestado

Apesar dos avanços para a implementação deste sistema, existem grupos que já se juntaram para contestar tal medida. Entre as alegações existem palavras que sobressaem como “segurança” e “privacidade”.

Em primeiro lugar, o regulador de dados do país refere que o programa viola a regra de consentimento europeu. Além disso, existe já um grupo ligado às questões de privacidade a contestar a medida em tribunal.

pplware reconhecimento facial01 720x493 - França deverá ter em breve programa nacional de identificação por reconhecimento facial

Para reforçar ainda mais a “insegurança” dos sistemas associados ao Estado, um hacker demonstrou que demorou apenas cerca de uma hora a invadir uma app de mensagens do Governo.

Apesar das vozes contra o sistema Alicem, o Governo parece estar decidido em avançar com o programa nacional de identificação por reconhecimento facial, ainda antes da data inicialmente prevista.

pplware.sapo.pt

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: