Fazenda Carnaúba abre as porteiras para a 7ª edição do Dia D em julho

fazenda carnauba abre as porteiras para a 7a edicao do dia d em julho - Fazenda Carnaúba abre as porteiras para a 7ª edição do Dia D em julho

A Maior Mostra de Caprinos Ovinos do Brasil aborda o tema sucessão familiar no campo e a convivência com o semiárido brasileiro na criação de novos negócios agropecuários

Há mais de 50 anos a Fazenda Carnaúba, localizada na cidade de Taperoá vem desenvolvendo com excelência, um longo processo de negócios agropecuários tornando-se conhecido como uma área de deserto fértil no semiárido paraibano. Nos dias 26 a 28 de julho, o Dr Manelito Dantas e sua família abrem as porteiras para a vivência, o estímulo à continuidade e tradição na sétima edição do evento Dia D da Fazenda Carnaúba.

Especializados no trato de três raças de gado e dezoito de cabras e ovelhas nativas do Nordeste, mais de 2.500 animais estarão em exposição. Entre os bovinos, as raças Guzerá, Sindi e Pé Duro do Piauí são resultados de uma seleção genética minuciosa, destaque para o boi Guzerá em que o processo foi feito há mais de 80 anos pelo patriarca.

A criação de caprinos da Fazenda Carnaúba foi iniciada há mais de 40 anos pelo Dr. Manelito, em sociedade com o primo ilustre, Ariano Suassuna. Partindo das primeiras 200 cabras, resultado de um prêmio pelo romance d´A Pedra do Reino, atualmente o rebanho conta com 400 cabras leiteiras. A feira do evento conta com mais de 500 animais disponíveis para compradores compartilharem da genética e qualidade das cabras, com seleção natural focada na produção de leite.

O público esperado para esta edição são mais de 6 mil pessoas entre familiares, empresários, criadores, expositores, pesquisadores para a experiência de um dos maiores dias de campo e da Maior Mostra de Caprinos e Ovinos do Brasil.

Os visitantes vão interagir com os processos de funcionamento da Fazenda Carnaúba, além de participarem uma vasta programação que reúne pesquisadores acadêmicos, estudiosos, profissionais renomados da área, criadores-empreendedores de todo o país que celebram nos três dias a cultura sertaneja e a agropecuária eficiente compatível ao clima.

A Carnaúba se tornou um oásis de desenvolvimento agrícola em uma das regiões mais secas. Nas palavras do Dr, Manelito, “O nordestino até hoje escapou, no Brasil, fazendo da fraqueza força”. E foi da escassez de água que o estudioso conseguiu transformar a morada da família em um sucesso nos negócios agropecuários. A fazenda também é referência na produção de leite de cabra, pastas e queijos consumidos em todo o país e premiados internacionalmente.

O sabor da Fazenda Carnaúba

O leite das cabras nativas resistentes a seca, da Fazenda Carnaúba promove o sustento de mais de 50 pessoas com a produção e exportação. O clima seco traz benefícios para as cabras que são saudáveis em ambientes mais quentes e o leite produzido mantém uma qualidade indiscutível, reconhecida como o sabor do Nordeste.

A Lacticínios Grupiara, marca criada para gerenciar a produção do queijo feito com o leite de cabra mais puro do país, chega até 2000 kg por mês, levando às mesas de todo o país o sabor do semiárido paraibano. São cinco tipos de queijos e dois tipos de pastas em opções temperadas com nobres essências de ervas nordestinas, tais como: marmeleiro, aroeira, cumaru e alfazema.

O queijo Serra do Pico feito com leite de Guzerá e Sindi no mês de junho de 2019 ganhou medalha de bronze no evento Mundial de Queijos o “Mondeial du Fromage et dels produits Laiters” na França.

Serviço

Evento: Dia D da Fazenda Carnaúba

Dias:  26, 27 e 28 de julho 2019

Horários: a partir das 7h

Local: BR Taperoá sentido Desterro – PB

 

 

 

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: