CMJP cria projeto para saúde e bem estar dos servidores

cmjp cria projeto para saude e bem estar dos servidores - CMJP cria projeto para saúde e bem estar dos servidores

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) vai oferecer aos seus servidores, a partir da próxima semana, atendimentos especializados na área de terapia holística. A servidora da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e terapeuta holística Rose Carvalho, cedida ao Legislativo Pessoense, vai acompanhar os servidores da Casa com atendimentos e atividades de meditação, reiki, floral, reflexologia e auriculoterapia.

Rose Carvalho destacou que as terapias vão proporcionar uma sensação de relaxamento e bem estar, que fará com que as pessoas trabalhem mais concentradas e com mais amor às atividades. “As terapias vão dar aos praticantes um autocontrole das suas emoções, para que se sintam bem, e fiquem cada dia melhor no exercício das suas atividades cotidianas, além de melhorarem as relações humanas e o convívio social, o que deverá se estender ao melhor atendimento das pessoas que procurarem a Câmara”, explicou.

“Temos identificado várias potencialidades dos servidores, que podem ser aproveitadas para melhorar ainda mais o funcionamento da Casa. A servidora Rose Carvalho tem uma carreira dedicada ao estudo da medicina alternativa, e experiência na aplicação dessas terapias pelo SUS. Tenho certeza de que esse projeto será muito positivo para os servidores da Câmara. Temos nos empenhado pelo bem estar do servidor e por um ambiente de trabalho cada vez melhor para se estar”, afirma o presidente da CMJP, vereador João Corujinha (DC).

A terapeuta ainda ressaltou que os atendimentos vão proporcionar mais equilíbrio, porque os servidores serão analisados de forma global, através de sessões coletivas e individuais, nas principais terapias holísticas. Entre as terapias que serão oferecidas, todas elas presentes no Sistema Único de Saúde (SUS), estão: a meditação, prática na qual o indivíduo utiliza técnicas para focar sua mente em um objeto, pensamento ou atividade em particular, visando alcançar um estado de clareza mental e emocional; o reiki, uma forma de medicina alternativa em que os praticantes usam a imposição de mãos para transferir ‘energia vital universal’ para os pacientes, com fins curativos; os florais, essências de flores e plantas que podem ser utilizadas como tratamento complementar contra doenças e desequilíbrios emocionais; a reflexologia ou zonaterapia, prática de terapêutica alternativa que consiste na aplicação de pressão nos pés e nas mãos de forma a produzir um efeito noutra parte do corpo; a auriculoterapia, técnica em que se usa o pavilhão auricular para efetuar estímulos, aproveitando o reflexo que a aurícula exerce sobre o Sistema Nervoso Central.

Tratamento a partir de uma visão global

Terapia holística é um tipo de terapia baseada na visão do holismo, que trata problemas e doenças a partir de uma visão global. Ela faz uma análise da pessoa como um todo, com o objetivo de ajudar o paciente a melhorar a qualidade de vida e chegar ao seu ponto máximo de equilíbrio físico, emocional e energético.

As terapias holísticas podem tratar diversos problemas, como insônia, medo, ansiedade, dores físicas ou musculares e bloqueios energéticos. A profissão de terapeuta holístico é reconhecida e regulamentada pelo Conselho de Auto Regulamentação da Terapia Holística (CRT).

Muitas das terapias holísticas usadas nos tratamentos fazem parte dos ensinamentos da medicina oriental, como a Medicina Chinesa e o Ayurveda.

Texto e foto: CMJP

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: