Caixa preferencial para consumidores que utilizarem sacolas retornáveis pode se tornar realidade em João Pessoa

caixa preferencial para consumidores que utilizarem sacolas retornaveis pode se tornar realidade em joao pessoa - Caixa preferencial para consumidores que utilizarem sacolas retornáveis pode se tornar realidade em João Pessoa

Pequenas atitudes podem fazer a diferença no meio ambiente. Pensando nisso, tramita na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) Projeto de Lei (PL) que trata da disponibilização de caixa preferencial em supermercados e hipermercados aos consumidores que utilizarem sacolas retornáveis. A iniciativa é do vereador Tanílson Soares (PSB).

De acordo com o projeto, mercados, supermercados, hipermercados e estabelecimentos similares com mais de cinco guichês deverão disponibilizar caixa preferencial aos consumidores que utilizarem sacolas retornáveis para o acondicionamento e transporte das mercadorias adquiridas.

Segundo o vereador Tanílson Soares, em sua justificativa, ressaltou que no Brasil são distribuídas anualmente mais de 20 bilhões de sacolas plásticas de uso único e o projeto além de prezar pela preservação ambiental com a redução desse material, também se configura em uma forma de economia para os empresários do ramo.

“Esse projeto visa incentivar a utilização de sacolas retornáveis, na expectativa da redução do uso das plásticas, utilizadas em grandes demandas nos comércio desse segmento devido às grandes compras do cidadão”, justificou o autor do projeto.

A norma ainda prevê que os estabelecimentos comerciais não poderão utilizar o mesmo caixa preferencial destinados a idosos, pessoas com deficiência, gestantes e pessoas com crianças de colo para os clientes que utilizarem sacolas retornáveis. Porém, se este estiver vago, pode atender os demais clientes.

 

 

Fonte: CMJP