ALPB aprova requerimento de Nabor parabenizando Patos pelos 115 anos de emancipação política

alpb aprova requerimento de nabor parabenizando patos pelos 115 anos de emancipacao politica 1 - ALPB aprova requerimento de Nabor parabenizando Patos pelos 115 anos de emancipação política

 

728x90 1 - ALPB aprova requerimento de Nabor parabenizando Patos pelos 115 anos de emancipação política

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou requerimento de autoria do deputado estadual Nabor Wanderley (PR) parabenizando a cidade de Patos pelos 115 anos de emancipação política, comemorados no último dia 24. Com quase 110 mil habitantes, Patos, de acordo com Nabor Wanderley, cresce a cada dia e se consolida como o maior e mais importante centro urbano, industrial, comercial e de serviços do Sertão da Paraíba e um dos mais importantes do interior nordestino.

A história do núcleo urbano que originou, a partir de colonizadores, a cidade mais importante do Sertão da Paraíba, teve início no idos de outubro de 1788, no Brasil Colônia. Na época a Paraíba estava anexada a Pernambuco. No dia 6 de outubro daquele ano, segundo historiadores, foi criado o distrito de Patos, pertencente ao município de Pombal.

No dia 9 de maio de 1833, já no Brasil Império, livre e independente de Portugal, Patos ganhou emancipação política. Foi elevada à condição de cidade no dia 24 de outubro de 1903, no Brasil República. Foram três momentos históricos de Patos dentro da história do Brasil.

A pequena cidade cresceu e se desenvolveu às margens do rio Espinharas. Seu nome surgiu em consequência dos patos que viviam em uma lagoa aterrada tempos depois. Sob as bênçãos da padroeira, Nossa Senhora da Guia, Patos chegou ao século XXI com ares de grande cidade.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: