Agenda: 100 anos de Jackson do Pandeiro, emendas impositivas, capoeira no currículo escolar e duas honrarias

agenda 100 anos de jackson do pandeiro emendas impositivas capoeira no curriculo escolar e duas honrarias - Agenda: 100 anos de Jackson do Pandeiro, emendas impositivas, capoeira no currículo escolar e duas honrarias

Serão realizadas uma audiência pública, duas sessões especiais e duas solenes

Três homenagens e duas discussões movimentam o Plenário da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), no período entre os dias 2 e 6 de setembro. Serão realizadas uma audiência pública, duas sessões especiais e duas solenes.

Na segunda-feira (2), a partir das 15h, acontece uma sessão especial para celebrar os ‘100 anos da História de Jackson do Pandeiro’, uma propositura da Mesa diretora da CMJP. O paraibano, de nome José Gomes Filho, natural de Lagoa Grande, pobre, negro e analfabeto até os 35 anos de idade, em 54 anos de carreira, foi responsável, ao lado de Luiz Gonzaga, pela popularização nacional de canções nordestinas.

Outra especial será realizada, a partir das 14h30 da terça-feira (3), para discutir a possibilidade de instituir a capoeira como atividade complementar na grade curricular dos alunos da Rede Pública Municipal de Ensino. O vereador João Almeida (Solidariedade) propôs a discussão.

“A capoeira possibilita ao aluno vivenciar os movimentos culturais em sua totalidade, além de aprender a sociabilizar, a respeitar o próximo, a obedecer hierarquia, aprende teatro, música, dança e principalmente a conhecer nossa identidade e a verdadeira história e cultura afro-brasileira. A prática da capoeira melhora ainda o desempenho e o comportamento dos alunos dentro da sala e na relação com os pais e familiares”, defendeu João Almeida.

Uma audiência pública acontece na quarta-feira (4), ás 15h, para debater a efetivação, por parte do Executivo Municipal, das emendas impositivas dos parlamentares (Emendas Cidadãs). A propositura do debate foi do vereador Leo Bezerra (PSB).

“Solicitamos essa audiência pública para discutir a execução das emendas cidadãs, conhecidamente como emendas impositivas, consubstanciadas no artigo 127-A da Lei Orgânica do Município de João Pessoa, tendo em vista a problemática existente no tocante a não execução de tais emendas, que são obrigatórias por parte do Poder Executivo Municipal”, justificou Leo Bezerra (PSB).

Na quinta-feira (5), às 15h, será realizada uma sessão solene para a entrega do Título de Cidadão Pessoense ao Secretário de Relações do Trabalho da Central Única dos Trabalhadores na Paraíba (CUT-PB), Rogério Braz de Oliveira. O vereadores Marcos Henriques (PT) e Humberto Pontes (Avante) propuseram a honraria.

A dedicação à luta dos trabalhadores de João Pessoa e à Região Metropolitana, percorrendo o comércio de toda a cidade, foi destaque na justificativa dos proponentes ao outorgarem a homenagem ao sindicalista.

Encerrando os eventos da semana, na sexta-feira (6), a partir das 10h, haverá uma sessão solene para a entrega do Título de Cidadão Pessoense ao repórter fotógrafo Olenildo Nascimento de Lima, natural de Mamanguape (PB). A solenidade foi propositura do presidente da CMJP, vereador João Corujinha (DC), e a honraria foi outorgada pelo então vereador Zezinho Botafogo.

“Trata-se de um dos mais ilustres repórteres fotográficos cuja sua respeitabilidade e dedicação tem servido como referência a inúmeros profissionais da área. Essa homenagem será outorgada a quem soube entregar sua própria vida à causa da divulgação e registro político. A quem vem demonstrando que é preciso ter responsabilidade no registro dos fatos, fazendo deste ideal sua principal missão”, destacou Zezinho Botafogo em sua justificativa.

por Damião Rodrigues

Fotos: Arquivo/Secom/CMJP

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: