5 tipos de remédios para cuidar da sua gripe e se recuperar rápido!

5 tipos de remedios para cuidar da sua gripe e se recuperar rapido 1 - 5 tipos de remédios para cuidar da sua gripe e se recuperar rápido!

Você é daqueles que não pode sentir um ventinho mais forte que já corre para pegar uma blusa para evitar o resfriado? O tempo fecha, fica com cara de chuva e você já confere se tem remédios para gripe? Este post foi pensado e é dedicado a pessoas que gostam de estar prevenidas e não dispensam os medicamentos em casa!

A seguir, vamos apresentar uma série de informações sobre a gripe, explicando o que é essa doença, qual é a sua diferença em relação ao resfriado, os tipos de gripe que existem, os 5 tipos de remédios para tratá-la, bem como alternativas naturais para o tratamento.

Se você quer saber mais sobre o assunto, não deixe de acompanhar os tópicos a seguir. Vamos lá?

O que é a gripe?

Doença infecciosa viral causada pelo vírus Influenza, a gripe tem os sintomas mais graves do que o resfriado e dura mais tempo. Apesar de termos a possibilidade de pegar gripe em qualquer época do ano, a estação mais propensa para contrair o vírus é o inverno.

Uma gripe forte pode começar com uma simples dor de garganta, dores no corpo e na cabeça, sensação de cansaço e febre. Quando os sintomas se tornam mais intensos, a pessoa perde a fome, sente náuseas e tem muita tosse.

Para isso, é preciso estar preparado e, além de muito repouso, há alguns medicamentos que podem reduzir a sensação e mal-estar.

Qual é a diferença entre gripe e resfriado?

Apesar de muitas vezes serem vistos como sinônimos pelo senso comum, a gripe e o resfriado não são a mesma doença, ainda que ambas sejam vistas como doenças do frio. Essas são patologias que se diferenciam uma da outra principalmente pela intensidade de seus sintomas e o local afetado nas vias respiratórias.

Outro ponto que diferencia uma doença da outra é que a gripe se dissemina principalmente no inverno ou nas épocas mais frias do ano. Assim, sempre que alguém está em um local fechado com outras pessoas, é bem provável que a doença se espalhe facilmente, pois o vírus se prolifera pelo ar. Já o resfriado não passa de um indivíduo para outro tão facilmente.

A seguir, vamos apresentar alguns dos principais aspectos da gripe e do resfriado para que você saiba como diferenciar as duas doenças.

Causas

A gripe é causada pelo vírus chamado Influenza, enquanto o resfriado é causado pelo Rinovírus ou ainda por outros que se assemelham em sua composição.

Duração

A duração da gripe varia entre 7 e 10 dias, já o resfriado é mais curto, e geralmente tem um período que dura entre 2 e 4 dias.

Sintomas

Os sintomas da gripe se caracterizam pela febre alta, presença de tosse, dores de cabeça e musculares, garganta inflamada, olhos lacrimejantes e coriza, ou seja, o nariz escorrendo.

Por sua vez, uma pessoa com resfriado apresenta febre baixa, tosse, dores musculares e leve dor de cabeça, mal-estar e, às vezes, a rouquidão.

Complicações

Caso não seja tratada corretamente, a gripe pode ocasionar como complicação o desenvolvimento da pneumonia. Já o resfriado, quando não tratado de imediato, pode desencadear quadros de sinusite, bronquite e otite.

Tratamentos

Os tratamentos para ambas as doenças são similares e feitos com base em medicamentos e hábitos como o repouso. Também é recomendado beber bastante líquido.

Como você pode perceber, a gripe e o resfriado são bastante similares, de modo que apenas um exame médico poderá diagnosticar corretamente o quadro de um paciente nessas condições.

O ideal é que você sempre procure ajuda profissional ao se sentir mal e evite a automedicação. Quando tomamos remédios por conta própria, além de talvez não estarmos ingerindo a medicação adequada, há a possibilidade de erro na dosagem.

Essa realidade faz com que a gripe ou o resfriado não se cure totalmente, deixando vírus remanescentes no organismo, que podem voltar ainda mais fortes ou então desencadear outras doenças.

 

 

 

Fonte: Pharma Hoje

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: