Notícias da Paraíba, Brasil e do Mundo Sobre Política, Esportes, Saúde, Entretenimento, Religião, Ecoônomia, Dinheiro!

João Pessoa 20 de abril de 2018   05:52

Unifuturo e Instituto Federal do PI viabilizam intercâmbio de professores e alunos

Postado em: 4 jan 2018  | 17:03:16

A Faculdade de Ensino Superior do Nordeste (Unifuturo), representante no Brasil da Florida Christian University dos Estados Unidos e o Instituto Federal do Piauí firmaram Termo de Convênio de Cooperação Técnico-Científica com o Instituto Federal do Piauí, voltado a intercâmbios de professores e alunos, além do desenvolvimento de grupos de pesquisas e elaboração de revistas científicas.

A parceria também prevê a organização conjunta de eventos acadêmicos, científicos e culturais; certificação internacional de cursos de diferentes níveis; intercâmbio de informações e publicações acadêmicas, científicas e culturais, bem como constituição de grupos de trabalho, elaboração e desenvolvimento conjunto de projetos e programas de cooperação a curto, médio e longo prazo.

“No caso da revista científica, após a formação da respectiva comissão, tentaremos aporte de financiamentos de fora do País para a sua consecução”, afirmou o reitor da Unifuturo, Ricardo Monteiro. Na Paraíba, a FCU já tem parcerias, através da Unifuturo, com as Universidades Estadual e Federal, além do Instituto Federal e em nível nacional, com a Fundação Getúlio Vargas.

O Termo de Cooperação foi subscrito pelos reitores da FCU, Anthony Portigliatti; da Unifuturo, Ricardo Monteiro; do IFPI, Paulo Gomes de Lima e pela professora Rivanda Medeiros, da Diretoria de Relações Internacionais do Instituto.

Diferencial

A Unifuturo tem na internacionalização das carreiras o seu grande diferencial. O estudante que, por exemplo, faz graduação em administração, tem uma porta aberta para os mercados internacionais, já que o diploma tem reconhecimento, através de parcerias com instituições de ensino superior em outros países, como Estados Unidos e Alemanha.

“Apostamos no pensamento global para que os nossos estudantes tenham uma compreensão do mundo, das macrotendências, das demandas futuras para se tornar, no caso agora, um administrador sustentável, um profissional do serviço social, um especialista do marketing ou um professor que esteja preparado para dar uma educação de sustentabilidade humana. Esse é o grande nosso diferencial”, afirmou Ricardo.

Nesse contexto, o programa Educação sem Fronteiras da Unifuturo leva para 62 municípios das Regiões Norte e Nordeste do Brasil, ensino superior até alunos dos mais longínquos rincões do País, conta com aproximadamente dois mil pesquisadores e projetos de dissertações e teses. Um outro programa de bolsas de estudo através da instituição alemã Ab Qualis, em Berlim,  na Alemanha, dá sustentabilidade a todos esses projetos.

Sobre a Unifuturo

A Universidade do Futuro, Ciências Educativas e da Construção da Cidadania (Unifuturo) nasceu em 2002 em Portugal, num trabalho de cooperação com o brasileiro Augusto Cury e depois veio para o Brasil em 2012. Se fundamentou primeiramente como universidade corporativa e hoje é uma instituição de ensino superior credenciada pelo MEC.